Escolha uma Página

Durante dois meses, os comunistas de Cariacica se movimentaram na construção de sua Conferência Municipal. Com cenário político municipal em transição o PCdoB age para fortalecer o processo democrático Cariaciquense e promete impulsionar o nosso partido que completa 100 anos em 2022.

A conferência foi iniciada com uma singela e sincera homenagem ao nosso camarada Ailton Moreia que veio a falecer no segundo semestre de 2021, foi uma grande perda, lamentada para todos. Estavam presentes familiares de Moreia que, junto com a militância comunista, se emocionaram com a lembrança. O vídeo exibido na homenagem pode ser conferido no Youtube  através do link https://youtu.be/upKkFuV82Ag.

A conferência contou com 25 participantes, entre eles, o vereador e presidente do Partido dos Trabalhadores em Cariacica, André Lopes, o Secretário Estadual de Saúde, Nésio Fernandes, a Subsecretária de Saúde do Munícipio, Juliana Bruno, a presidenta da associação de moradores do de Nova Esperança, Flavia Alves, os produtores culturais do espaço Chamusquim Cultural, Edival de Souza e Alessandra Bandeira e o professor do Instituto “Marco Zumbi, Marco Antônio “.

O vereador André Lopes fez uma saudação à conferência lembrando das semelhanças dos dois partidos na luta por uma sociedade mais justa e solidária e conclamando união das forças que hoje enfrentam o governo Bolsonaro e seus intentos golpistas a se unirem pelo “Fora Bolsonaro” em nosso município.

Na sequência, apresentaram os Projetos de Resolução do 15º Congresso do PCdoB e da 18ª Conferência Estadual respectivamente, o professor Rodrigo Campos e o Secretário Nésio Fernandes. A  professora e pedagoga Gleicy Blank fez a leitura da Proposta de Resolução Municipal. Aberta as intervenções o documento municipal recebeu algumas emendas e foi aprovado por unanimidade pelo plenário. A Conferência foi finalizada com a eleição da nova diretoria que terá a responsabilidade de colocar o partido à altura dos desafios município estratégico do Espírito Santo.

Compõem o novo Comitê Municipal: Nelson Baby, Rodrigo Campos, Jaques Douglas, Pâmela Reis, Gleicy Blank, Paulo Henrique, Flávia da Silva Alves, Alessandra Bandeira, Ana Clara Oliveira, Andressa Damaceno, Arnold, Bozó, Estevão Meireles (Tevin), Rafael, Ramon Oliveira, Tadeu e Welliton Alameda.

Após a Conferência o Comitê se reuniu e elegeu a sua Comissão Política composta por Nelson Baby (Presidente), Rodrigo Campos (Vice-Presidente), Jaques Douglas (Secretário de Organização), Pâmela Reis (Secretária de Finanças), Gleicy Blank (Secretária de Formação e de Mulheres), Paulo Henrique (Secretário de Comunicação) e Flávia da Silva Alves.

Confira Abaixo a Resolução da Conferência na Íntegra:

Secretaria Municpal de Comunicação do PCdoB – Cariacica – [email protected]

PROJETO DE RESOLUÇÃO MUNICIPAL

Cariacica faz parte da Região Metropolitana da Grande Vitória, juntamente com outros seis municípios, devendo as propostas de políticas públicas e partidárias contemplar os problemas de forma regional com soluções também em nível regional, que sejam debatidas nos âmbitos políticos e partidários dos municípios envolvidos.

Cariacica é o terceiro município mais populoso, ficando atrás de Vila Velha e Serra, com população estimada em 386 mil habitantes, dos quais 264 mil são eleitores. Desses, 123 mil são homens e 140 mil são mulheres, o que nos faz refletir na necessidade de políticas para mulheres que abordem suas vulnerabilidades, proteção e inclusão social e partidária.

Quanto à religião, a população divide-se entre católicos e evangélicos com cerca de 144 mil pessoas para cada, e cerca de 1.300 espíritas (Kardecistas, Umbandistas e Candomblecistas). Então as políticas propostas pelo partido devem continuar mantendo-se como inclusivas independentemente da religião, mas deve-se propor campanhas informacionais para afastar preconceitos em relação à direção comunista do partido, com propostas de aceitação das diferentes formas de adoração religiosa, propondo-se mesmo aproximação às religiões de matrizes africanas e evangélicas.

Quanto aos dados econômicos, observa-se que a renda média no município é de cerca de 2 salários mínimos e o total da população ocupada chega a 17%, ou seja, 65 mil pessoas. Ainda, 33% da população recebe em torno de 0,5 salários mínimos. Desses dados, pode-se chegar a duas conclusões. A baixa renda de seus munícipes exige políticas públicas que aumentem o poder aquisitivo familiar a fim de garantir acesso ao consumo da alimentação básica além de dar suporte à presença de jovens na escola e não em atividade informais na busca de aumentar a renda familiar.

A outra conclusão a que se pode chegar é sobre a necessidade de reflexão sobre os riscos da atividade informal, onde a maioria dos cariaciquenses se encontram, o que envolve riscos à saúde e ao bem-estar, risco de afastamento de jovens e crianças das escolas e aumento da criminalidade e violência tendo em vista a exclusão forçada da sociedade de consumo.

A taxa de escolarização é alta, com cerca de 94% da população entre 6 e 14 anos tendo cumprido o ensino fundamental. Os dados oficiais sobre o abandono escolar após essa fase da vida, apontam que os jovens cariaciquenses estão entrando no mercado de trabalho informal para complementar a rende familiar. É urgente que o PCdoB debata formas de afastar o risco do abandono escolar dos filhos da classe trabalhadora, encontrando formas para amenizar o efeito da falta de renda e ao mesmo tempo propor políticas de complementação da renda familiar para famílias com membros em idade escolar.

O Produto Interno Bruto (PIB) é de 25.800 reais. Significando que o município tem uma boa renda média nos setores de produção, tanto industrial, comércio e de serviços. No entanto, a acumulação de renda segue o modelo capitalista, com poucos acessando a maior parte da renda, enquanto os trabalhadores são mal ou pouco remunerados. O dado indica que na verdade os ganhos financeiros não ficam no município, e as vagas de emprego no município são ocupadas por cidadãos de toda a região metropolitana. O partido deve propor estudos e políticas que viabilizem a empregabilidade dos cariaciquenses dentro do próprio município.

Realidade Cariaciquense

Com a esquerda fragilizada, ainda em reflexo ao golpe de 2016 e à ascensão da extrema-direita bolsonarista ao governo federal, as eleições municipais aconteceram em um cenário de muita dificuldade.

As novas regras eleitorais fizeram que a disputa ao executivo fosse bastante pulverizada. Mesmo com as adversidades, a esquerda teve um bom protagonismo. O PCdoB pela primeira vez disputou a cadeira de prefeito e vice-prefeito com as candidaturas do Dr. Heraldo Lemos, médico, e Jacques Douglas Mota, policial federal, juntos obtendo 9037 votos (5,5 %), um quantitativo expressivo para o tamanho do partido no município, lembrando que a chapa aparecia empatada tecnicamente no 2º lugar nas últimas pesquisas. Canalizando a popularidade do ex-prefeito Helder Salomão e com muita força de sua militância o PT chegou ao segundo turno do pleito com a candidata Célia Tavares onde aglutinou o apoio das demais forças de esquerda, incluindo o PCdoB, porém foi derrotada pelo candidato Euclério Sampaio em uma campanha com forte marca anticomunista e antipetista.

Eleito por um amplo leque de partidos, Euclério Sampaio constituiu seu governo com a presença de representantes das mais variadas forças políticas, com destaque ao gesto democrático do prefeito que buscou dialogo com as forças derrotadas no 2º turno, propondo um pacto de união democrática e popular pelo município. Reconhecendo a importância democrática de tal gesto, o PCdoB aceitou o convite de participar do governo através da camarada Juliana Bruno como subsecretária de saúde, refletindo nossa atuação na Secretaria Estadual de Saúde através do camarada Nésio Fernandes. Esse caráter de união democrática e a heterogeneidade da composição abre espaço de disputa em torno de alguns rumos do governo.

As ações da gestão Euclério nos sete primeiros meses do ano, impressionam pela agilidade em resolver problemas crônicos no município, como a limpeza pública e o saneamento de praças e áreas de lazer que estavam abandonadas, assim como o atendimento a pleitos de limpeza dos valões e avanços importantes na saúde pública do município.

O PCdoB atua no sentido de construir amplos caminhos que permitam e contribuam com a construção de uma ampla frente contra as forças obscurantistas que hoje ocupam o centro do poder executivo no país, nesse sentido entendemos a gestão de Euclério, aliado desde as eleições ao governo Casagrande que atua demarcando terreno contra o Bolsonaro, como um espaço de construção de nossa tática frentista, por isso entendemos ser importante nossa participação em seu interior, inclusive para garantir o sucesso das políticas públicas de saúde tão emergentes para o povo cariaciquense, porém mantemos nossa autonomia e capacidade crítica, atuando como força propositiva que tem ideias e capacidade de elaboração para transformar a vida do povo de Cariacica para melhor.

O PCdoB de Cariacica no último período.

Em 2019 o PCdoB de Cariacica passou por uma grande renovação, a chegada de novos camaradas como Nelson Baby, que oxigenou o partido e a vida partidária ampliando o protagonismo do partido, em especial nas áreas culturais e do movimento comunitário.

Foi eleita uma nova direção com o desafio de construir uma chapa competitiva para o pleito de 2020.

Através do Movimento 65, o PCdoB atuou nas eleições municipais com grande protagonismo e candidatura própria para o executivo. Mesmo em meio à realidade adversa com grande campanha anticomunista, o partido obteve 9037 votos (5,5 %) para prefeito e vice-prefeito e 5.284 (3,06 %) votos para vereadores, com destaque para o camarada Marcos Palhinha que teve 1385 votos, faltando apenas 4 votos para eleger vereador e participar da câmara municipal cariaciquense pela primeira vez.

O partido vem atuando com grande protagonismo na vida política do município. Participamos das eleições para o conselho Tutelar com o camarada Paulo Henrique de Oliveira (Linguiça) temos grande protagonismo na região do Oriente com diversas ações culturais através do espaço cultural Chamusquin e participamos da última eleição para associação de bairro em 2019 e fomos vitoriosos na eleição da Associação de Nova Esperança na chapa encabeçada pela camarada Flávia, com 221 Ainda, o PCdoB mantém cadeira no Conselho Municipal de Cultura, através de nosso camarada Jacques Douglas, que foi candidato a vice-prefeito pelo partido em 2020, que também é membro fundador da Academia Cariaciquense de Letras junto com o camarada Chamusquin, também membro fundador.

Mesmo com a trajetória vitoriosa é importante ressaltar que tivemos um distanciamento de lideranças importantes do partido nesse processo e cabe à próxima gestão buscar caminhos que construam uma reaproximação, bem como ampliar ainda mais nosso raio de atuação no município.

Superar as dificuldades e caminhar para o fortalecimento do PCdoB/Cariacica

Em 2022, o PCdoB celebrará 100 anos de existência. Portanto, diante desta onda reacionária, o Partido pode e deve ter objetivos de elevar a sua atuação política na resistência democrática e estruturar-se mais e melhor, em especial, entre os trabalhadores e trabalhadoras, entre a juventude e comunidades quilombolas, que vêm sofrendo com constantes violações de seus direitos constitucionais, para ter condições de superar as novas ameaças.

Propostas para a ação do PCdoB/Cariacica no próximo período.

Ação Política:

  • Posicionar o PCdoB como força protagonista pelo Fora Bolsonaro, através da tática de formação de uma frente ampla democrática a ser formada pelos mais diversos setores democráticos, patrióticos e populares.
  • Ampliar nossa influência política na frente da saúde aproximando do trabalho da secretaria que tem a Camarada Juliana Bruno como subsecretária do município. Transformar o prestígio dos quadros partidários que estão conduzindo o enfrentamento à pandemia, bem como na gestão de serviços de saúde, no movimento dos trabalhadores e usuários na frente de luta pelo fortalecimento do SUS, em força organizada da construção partidária.
  • Focar a atuação permanente nas três frentes de ação política – a luta política de massas, a ação eleitoral e nas instituições do Município, e a ação na luta de ideias; e a imprescindível relação dessa ação política com o reforço da estruturação partidária;
  • Escrever e apresentar a “Carta ao Povo Cariaciquense”, como forma de direcionar a ação política, estreitar laços com segmentos sociais, políticos e culturais, retorno às bases;
  • Escritura coletiva das Propostas para o Plano Plurianual do poder executivo local. Objetivos: levar as propostas ao Poder Executivo DIRETAMENTE e através de indicação legislativa a partir de vereadores alinhados, buscando uma relação crítica e propositiva junto à administração e através de nossas propostas buscar apoio de segmentos organizados da sociedade (sindicatos, associações, vereadores, etc.); difundindo e debatendo nossas ideias para Cariacica;
  • Pensar, desde já, a construção de chapa de vereadores para o próximo pleito, garantindo uma boa formação política, assim como uma maior presença feminina;

Organização:

  • Posicionar o Comitê Municipal como centro vivo de direção partidária, com planejamento, reuniões regulares, exercendo o controle e a direção coletiva na ação partidária no município;
  • Ampliar as fileiras partidárias, filiando novos militantes e reforçando a nossa presença em setores e áreas estratégicas da luta política;
  • Organizar uma ampla campanha de filiação em todos os setores, prioritariamente, entre a juventude, as mulheres e os (as) trabalhadores (as).
  • Construção de mapa do desempenho eleitoral nas regiões/bairros do PCdoB, buscando a consolidação de nossa influência nessas regiões, através do retorno e agradecimento aos eleitores e, onde for possível, formação de um Organismo de Base do partido;
  • Realizar ao menos uma Plenária Municipal do Partido para todos os(as) filiados(as) por ano;
  • Organizar ao menos 2 Organismos de Base do partido no município com vida militante regular;

Finanças:

  • Ampliar o contingente de militantes e filiados que contribuem financeiramente com o Partido, com foco nos quadros e dirigentes partidários;
  • Diversificar a arrecadação partidária com eventos culturais e festivos.

Comunicação:

  • Construir canais de comunicação do PCdoB de Cariacica nas redes sociais e contribuir com conteúdo para os espaços do PCdoB Capixaba nas redes;
  • Mapeamento dos principais meios de comunicação de nosso município (rádios, jornais,..), buscando interlocução e marcando presença do PCdoB nestes.

Formação:

  • Ampliar a difusão da teoria revolucionária e a sua aplicação à política do PCdoB.
  • Garantir que toda a militância realize o CPS e os dirigentes do Comitê Municipal o CIM;
  • Diversificar a agenda de atividades de formação construindo uma ponte com a frente de cultura e a realização de grupos de estudo, cursos temáticos, debates, cinema, dentre outras iniciativas;

Movimentos Sociais, Mulheres, Juventude e Trabalhadores

  • Ampliar a participação feminina e demais gêneros em todos os processos do partido;
  • Vincular a ação da frente de Cultura com o movimento comunitário.
  • Construção da UJS de Cariacica;
  • Reconstrução da direção da UBM de Cariacica;