O Comitê Estadual do PCdoB do Espírito Santo soltou uma nota repudiando as recentes declaração do Deputado Estadual Capitão Assumção (Patriotas) contra o prefeito comunista de Baixo Guandu, Neto Barros. Abaixo segue a nota na íntegra:

Nota de Repúdio

A luta em defesa da democracia deve permanente e irrecusável, ainda mais quando, no atual período histórico, convivemos diariamente com atitudes e fatos provocados por pessoas que pouco valor dão a esse bem tão duramente reconquistado pelo povo brasileiro.
O Comitê Estadual do PCdoB vem a público REPUDIAR ATITUDE LEVIANA E IRRESPONSÁVEL do Sr. Deputado Estadual Capitão Assumção (Patriotas), que durante uma recente Sessão Online da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, usou de argumentos chulos e falsas acusações para atacar a honra de homens públicos do nosso Estado.
Queremos ainda EXTERNAR NOSSO IRRESTRITO APOIO E SOLIDARIEDADE AO PREFEITO DE BAIXO GUANDU, NETO BARROS, diante das violentas agressões e xingamentos proferidos por aquele parlamentar estadual.
Na democracia não se faz oposição política com mentiras, calúnias e xingamentos, mas sim com argumentos. Pelo comportamento agressivo e violento que vem manifestando desde que assumiu seu mandato, em 2019, parece faltar ao deputado Assumção o necessário equilíbrio emocional e civilidade, algo que se esperaria de um representante da sociedade capixaba no Parlamento Estadual.
Este mesmo senhor, no ano de 2017, teve a prisão decretada acusado de incitar e organizar motins utilizando-se de informações falsas e boatos para promover o pânico, paralisar o transporte público e fechar o comércio.
Pelo visto, parece não ter aprendido a lição pois continua propagando boatos e informações falsas, caluniando e mentindo, escorando-se em uma imunidade parlamentar como se tal prerrogativa lhe permitisse mentir e ameaçar cidadãos e agentes públicos. Basta de autoritarismo, sr. deputado!
O PCdoB sempre lutou pela melhoria das condições de trabalho de todas as categorias de trabalhadores e trabalhadoras, inclusive das forças de segurança, formadas em sua maioria por profissionais zelosos e que têm na democracia um valor fundamental, diferente do que parece ser o caso do deputado estadual Capitão Assumção.
Exigimos respeito para com nossos companheiros, exigimos respeito para com o povo capixaba.
As bravatas e grosserias do sr. deputado parecem querer esconder da população sua completa falta de empatia e compromisso com a solução dos reais problemas que afligem o povo capixaba.
Bem ao contrário do deputado Assumção o prefeito Neto Barros não responde a nenhum processo, nunca esteve preso e nem jamais foi acusado de crime algum, possuindo em sua carreira profissional e política uma longa lista de serviços prestados à sociedade capixaba, seja na condição de vereador, deputado estadual, secretário de governo e atualmente exercendo o cargo de prefeito.
Neto Barros tem o nosso respeito e admiração, pois governa uma cidade com mais de 30 mil munícipes e que, antes de 2013, estavam abandonados e privados dos efetivos serviços públicos. Em sete anos e meio de mandato Neto Barros transformou a gestão municipal de Baixo Guandu, atraindo inúmeros investimentos privados, empresas e empregos para a cidade.
Além disso, articulou um exitoso pacto com as forças estaduais de Segurança Pública que participam do gabinete de Gestão Integrada Municipal, contemplando as gloriosas Polícias Militar e Civil com atuação naquele município. Graças a um trabalho de inteligência e parceria institucional os índices de homicídios despencaram em seu mandato, alcançando uma queda de mais de 80% nos últimos sete anos.
Isto sim é a boa política. Sem gritaria, sem xingamentos, sem ofensas ou calúnias. Um homem público deve sempre se pautar pelo diálogo e respeito com aqueles que pensam e agem diferente. Assim funciona a democracia. Foi por ela que lutamos no passado e continuamos lutando no presente.
A verdade sempre vencerá a mentira.
Vitória/ES, junho de 2020.