Escolha uma Página

Filiados, simpatizantes e a militância local do PCdoB  participaram no último sábado (18), em Baixo Guandu (ES), do Curso do Programa Socialista  (CPS) do partido, ministrado pelo Secretário Estadual de Comunicação da agremiação, Rodrigo Campos.

O encontro, realizado no salão de eventos do Círculo Operário, foi um grande sucesso não só pela excelente participação – cerca de 3       0 pessoas – mas também pela qualidade dos debates que envolveram o curso.

“A apresentação do curso foi de excepcional qualidade e serviu para ampliar os conhecimentos sobre a história e objetivos do partido nas conjunturas local, estadual e nacional”, atestou o prefeito Neto Barros, que é vice-presidente do partido no Espírito Santo.

Único prefeito capixaba filiado ao PCdoB, Neto Barros falou da importância do Curso do Programa Socialista na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, destacando o grande interesse especialmente dos jovens em conhecer melhor o socialismo.

O CPS, elaborado pela Escola Nacional do PCdoB e pela Fundação Maurício Grabois, é uma oportunidade de conhecer um pouco mais da história do Brasil, das lutas do povo e do PCdoB, através da apresentação em vídeos seguidos de debates.

Os vídeos abordam a história do PCdoB desde sua fundação em 1922, o período em que ficou na clandestinidade e o papel do partido na conjuntura política atual, evidenciando a preocupação com os rumos do país diante do retrocesso das causas populares.

Os debates mostraram a necessidade da luta e vigilância constantes em favor de uma sociedade democrática, pluralista e voltada para o interesse especialmente dos mais fragilizados.

Além de filiados do PCdoB em Baixo Guandu e simpatizantes, estiveram presentes também representantes do partido da cidade vizinha de Aimorés, em Minas Gerais . Naquela cidade o partido se reestrutura e pretende manter uma interação mais forte com os camaradas de Baixo Guandu.

Outra presença de destaque no Curso do Programa Socialista em Baixo Guandu foi de Elio Ramirez Garcia, um dos mais antigos militantes do PCdoB no Estado, que hoje aos 74 anos permanece com os ideais de construir uma sociedade mais justa.

Em uma fala emocionada, com a autoridade de quem milita há décadas no PCdoB, Elio Garcia deu uma grande injeção de ânimo aos participantes do curso, relatando uma trajetória pessoal que envolve uma grande história de luta.

“Hoje vejo que tudo valeu a pena, vendo esta juventude querendo conhecer melhor o socialismo e com vontade de participar dos destinos do país”, afirmou Elio Garcia, que destacou o crescimento do PCdoB e o protagonismo que hoje o partido exerce dentro da política nacional.

Para o professor Rodrigo Campos, que ministrou o CPS, a participação em Baixo Guandu superou as expectativas, especialmente pela qualidade dos debates, destacando que este processo de conhecimento do PCdoB e de sua importância histórica no país é fundamental na formação política.

por Eleutério Shneider