O PCdoB, por intermédio de sua Comissão Política Estadual, vem a público manifestar solidariedade aos professores, alunos, familiares e comunidade, atingidos, direta ou indiretamente, pela violência promovida pelo atentado à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Primo Bitti e ao Centro Educacional Praia de Coqueiral, em Coqueiral, litoral de Aracruz/ES.
A presença da cruz suástica (símbolo nazista) no uniforme utilizado pelo criminoso demonstra a possibilidade de motivação de ódio nessa ação tão absurda. Vivemos uma escalada de violência no país com tais motivações, reflexo do crescimento das ideias de extrema-direita, nesse sentido é urgente enfrentarmos esse debate e intensificarmos a construção de uma cultura de paz, tolerância, democracia, cidadania e diversidade.
Paralelo ao crescimento da intolerância, assistimos também, ao aumento da circulação de armas e consequentemente da violência, mostrando a necessidade da revogação dos decretos que facilitaram o acesso às armas de fogo.
É com muita tristeza que vemos um episódio terrível desses tornar-se uma cicatriz na história do Brasil e do Espirito Santo e, em sua manifestação de pesar e consternação, o PCdoB se soma a todos e todas que repudiam qualquer ato de violência e atuam na construção de uma sociedade de paz e democracia.
Vitória, 26 de novembro de 2022
Comissão Política do Comitê Estadual do PCdoB/ES